Destruído em fevereiro, no início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o avião cargueiro gigante Antonov An-225 Mriya vai voltar aos céus. A empresa aeronáutica ucraniana iniciou os trabalhos para a construção de um segundo exemplar do modelo.
+ Site permite ver os destroços do Antonov An-225 Mriya em 360°
+ Foto indica destruição do Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo
+ Estado do Antonov An-225, maior avião do mundo, ainda é incerto após ataque russo
De acordo com o jornal alemão Bild, o novo An-225 será baseado na estrutura do segundo exemplar do modelo, que nunca foi concluído e passou mais de 30 anos estocado em um hangar do Aeroporto Zhulyany, em Kiev (Ucrânia). No projeto, serão aproveitados também componentes retirados do An-225 destruído.
Os recursos para a construção desse segundo exemplar do An-225 virão de doações e de verba alocada pelo governo da Ucrânia. Ainda não há uma data para o encerramento do trabalho, que segundo a própria Antonov divulgou no Twitter, será concluído apenas “após o fim da guerra”.
O cargueiro An-225 foi criado na década de 1980, na então União Soviética, para transportar o Buran, o ônibus espacial que estava em desenvolvimento pelo país. Apenas um exemplar foi concluído e passou as últimas décadas atuando como a maior aeronave da frota da Antonov Airlines.